Alterações nas Premissas Atuariais
- apbraslight
- 15 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
A Braslight informou ter implementado medidas para acompanhar a redução das taxas de juros (meta atuarial), através da redução gradativa, até alcançar 4,5% em 2018. Veja abaixo a íntegra do texto do informe da Fundação.
“Em linha com a nova realidade do mercado financeiro e em consonância com a legislação vigente e com diretrizes oriundas da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, o Conselho Deliberativo da Braslight aprovou, em 27 de dezembro de 2012, a redução da taxa de juros (meta atuarial) considerada nas projeções atuariais dos Planos A/B e C, de 6,00% para 5,75%.
Essa decisão leva em conta a tendência de redução gradativa da taxa de retorno da carteira de investimentos dos fundos de pensão, até alcançar 4,50% em 2018, conforme estabelecido na Resolução nº 9/2012 do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC.
A definição do CNPC reflete a atual realidade das baixas taxas referenciais de juros no Brasil, que vão se aproximando dos padrões internacionais, o que torna cada vez mais difícil para os fundos de previdência obter rendimentos compatíveis com as atuais metas atuariais, levando-se em conta o decréscimo do rendimento das aplicações financeiras. A manutenção de taxas elevadas poderia levar as entidades a assumir riscos incompatíveis com os compromissos futuros de pagamento de benefícios aos seus participantes.
Outra medida tomada pela Fundação, também com a finalidade de tornar os planos de benefícios mais seguros e aderentes à realidade, diz respeito à precificação dos ativos que passaram a ser “marcados a mercado”, prática que propicia maior flexibilidade operacional na busca de boas oportunidades de investimentos.
Se você é do Plano A/B ou aposentado do Plano C, essas modificações não alteram o valor dos benefícios de aposentadoria.
Se você é do Plano C e já tem condição de se aposentar, recomenda-se que faça a simulação de seu benefício no site da Fundação e entre em contato com a nossa Central de Atendimento para maiores esclarecimentos, pois o valor do seu benefício pode ser impactado pelas medidas acima.”
META ATUARIAL
É o percentual mínimo exigido para a rentabilidade real (acima da inflação) dos investimentos de um plano de previdência, visando garantir o cumprimento dos compromissos futuros. A meta atuarial é fixada como sendo a taxa de juros adotada nas avaliações atuariais.
MARCADOS A MERCADO
A marcação a mercado é um mecanismo que permite saber o valor real e atualizado dos papéis que compõem uma carteira, ou seja, o valor que poderia ser obtido caso os ativos fossem vendidos naquele dia, e que varia com a taxa de juros vigente na economia.